- Estabeleça horários e plano de atividade
- Local de trabalho
- Roupa
- Realize outras atividades fora do horário de trabalho
- Colaboração
Coluna Opinião Formada, terça, 24.03.2020
PREVENÇÃO
Na Aspen Pharma Brasil não podia ser diferente. Adotamos diversas ações de prevenção e combate ao vírus que tem se espalhado de forma exponencial em todo o planeta. Formamos um comitê para acompanhar e planejar as atividades mais seguras para nossos colaboradores. Temos mantido a equipe atualizada e amparada com todas as informações disponíveis sobre o vírus. Iniciativas essenciais já foram implementadas desde então, dentre elas o home office, onde metade do time está trabalhando remoto, e a outra no escritório, em sistema de rodízio em grupos de trabalho.
No entanto, como lidar com a rotina de home office preventivo e administrar a casa e cuidar dos filhos, que também estão em quarentena preventiva? Para que isso funcione e, de fato, proporcione mais tempo de qualidade com os filhos e bons resultados na profissão, é preciso organização, atenção e ajuda. Elencamos aqui algumas dicas para orientar quem está conciliando o trabalho, as tarefas domésticas e o cuidado com os pequenos em casa.
O trabalho de home office não possui horários tão definidos, como início, almoço e fim, como em ambientes empresariais ou de escritório. Por isso, deve-se atentar para a carga horária de trabalho da sua empresa e o fluxo de produtividade do dia a dia. Para ajudar, monte uma agenda com planejamento de tarefas e compromissos, além de plano de atividades diário e semanal. Importante definir horários para alimentação: não ficar longos períodos sem se alimentar, e beber água regularmente ao longo do dia.
É importante estipular um ambiente ordenado de trabalho para as funções de tarefas. Garanta um espaço sem distrações, organizado e silencioso, que não limite sua produtividade.
Por incrível que pareça, a simples ação de trocar o pijama por outra roupa produz em nosso cérebro um estimulo de entendimento da rotina de trabalho. Por isso, toque seu pijama e vista-se pela manhã como um ritual de organização do seu dia de trabalho.
Organize seu tempo de forma a alinhar sua rotina de trabalho com os filhos e tarefas de casa. Por não ter mais o deslocamento ao escritório, pode começar o expediente mais cedo, por exemplo. Atribua tempo para produtividade contínua e não esgotamento de ideias.
Contar com a colaboração de todos da casa é fundamental. Deixar claro que não é porque está em casa que está disponível 100%, você tem horários, regras, serviço a ser cumprido. No começo é mais difícil até que todos se sintam adaptados à nova situação, mas com o tempo tudo é entendido e normalizado.
*Patrícia Franco é diretora de Recursos Humanos da Aspen Pharma Brasil, indústria farmacêutica. Atuando há 18 anos no setor de recursos humanos e na empresa desde 2009 como gerente da área, a profissional é responsável por desenvolver com sucesso o programa de voluntariado na Aspen Pharma Brasil, sendo inclusive premiada com o Community Involvement Awards pela matriz, na África do Sul. Na gestão do RH da farmacêutica, Patrícia levou a Aspen Pharma a ganhar por cinco anos consecutivos a premiação do Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar na área da saúde e que investe em mulheres em seu quadro profissional.