Farmacovigilância
Nenhum medicamento é inteiramente isento de risco. O risco pode até ser insignificante ou ainda aceitável em relação à ação terapêutica. Além disso, nem todos os riscos podem ser conhecidos antes de o medicamento ser colocado no mercado e exposto a um grande número de indivíduos. Daí a necessidade de uma vigilância contínua do medicamento quanto a sua segurança.
A farmacovigilância é a ciência e o conjunto de atividades relacionadas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado aos medicamentos, incluindo fitoterápicos, medicamentos tradicionais e complementares, produtos derivados de sangue, produtos biológicos, aparelho ou dispositivos médicos e vacinas. Seu objetivo maior deve ser a segurança do usuário.
A farmacovigilância é hoje uma responsabilidade compartilhada da indústria farmacêutica, dos profissionais de saúde, dos pacientes ou seus cuidadores e das autoridades sanitárias.
Consciente da sua função e responsabilidades como indústria farmacêutica, a Aspen Pharma, através do seu sistema de farmacovigilância, faz o acompanhamento dos seus produtos, visando à detecção precoce de reações adversas desconhecidas ou interações medicamentosas e detecção de aumentos na frequência de ocorrência de reações adversas conhecidas. Com essas ações, procura tornar o uso de seus produtos cada vez mais seguro.
Evento Adverso
É qualquer ocorrência desagradável observada em um determinado paciente durante o tratamento com um medicamento ou dispositivo médico. Um evento adverso é uma suspeita de reação adversa.
Reação Adversa
É um evento adverso em que ficou comprovada a existência de uma relação causa/efeito.
É importante que se notifiquem os eventos adversos, ainda que não se tenha certeza da sua relação causal com o medicamento suspeito e mesmo que esteja descrito como reação adversa na bula do produto.
O que relatar à Farmacovigilância da Aspen Pharma?
Qualquer suspeita de reação adversa ou falha terapêutica com os produtos Aspen Pharma e outros eventos, como ingestão acidental, uso incorreto, abuso, intoxicação, interação medicamentosa ou exposição do medicamento durante a gestação, ainda que não associados à ocorrência de sintomas relacionados.
Caso queira relatar um evento adverso com um produto da Aspen Pharma, você poderá utilizar o formulário específico de evento adverso.
CLIQUE AQUIOutra possibilidade é fazer o relato através do SAC, pelo WhatsApp 0800-0262395, ou pelo e-mail sac@br.aspenpharma.com.
Deve-se lembrar que, para fazer um relato inicial de um evento adverso, é necessário informar:
- Dados do paciente (iniciais, sexo, idade, peso etc.)
- O produto envolvido (se possível, com o nº do lote)
- Descrição do evento adverso suspeito
- Dados do relator (nome, endereço, telefones, e-mail). O relator pode ser um médico, enfermeira, farmacêutico, um familiar o próprio paciente ou seu cuidador. Caso o evento tenha ocorrido em uma instituição hospitalar, fornecer nome, endereço, telefones da instituição.