Coroa Britânica e seus paraísos fiscais
O índice publicado pela Tax Justice Network documenta as maneiras pelas quais as regras fiscais corporativas globais estabelecidas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, já descrita como o clube dos ricos e amigos dos ricos) falharam em detectar e prevenir o abuso fiscal corporativo e, em alguns casos, levaram os países a retroceder sua transparência tributária.
“Confiar na OCDE à luz das descobertas do Index hoje é como confiar que uma matilha de lobos construa uma cerca ao redor do seu galinheiro”, disse Dereje Alemayehu, coordenador executivo da Tax Justice, em um comunicado.
A análise da ONG diz que 98% dos riscos de abuso fiscal corporativo vêm de países nos quais a OCDE afirma não permitirem práticas fiscais prejudiciais. “Em vez de eliminar os paraísos fiscais, as regras globais da OCDE os normalizaram”, acusa Moran Harari, o principal pesquisador de índices da Tax Justice, em um comunicado. A ONG propõe transferir a responsabilidade pelos padrões tributários corporativos da OCDE para as Nações Unidas.
Intimidação e censura
Nos últimos 2 dias, a ANJ emitiu 3 notas repudiando agressões a jornalistas do Estado de Minas, Correio e Folha da Região. A AGU processa um professor no Tocantins por causa de um outdoor com críticas a Bolsonaro. E Felipe Neto foi intimado pela polícia. Dias difíceis.
Rápidas
A Câmara de Vereadores RJ realiza nesta quinta-feira, às 10h, audiência pública online para discutir o projeto de reforma da previdência do prefeito Eduardo Paes *** De fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021, a Aspen Pharma, através da parceria com o Selo Eureciclo, compensou mais de 231 toneladas de plástico e aumentou em 15% a renda adicional para as centrais de triagem parceiras e diversos catadores remunerados *** O Cluster retorna em forma digital neste domingo, das 14h às 21h, conectando criadores, produtores, artistas e bandas no Instagram @ocluster *** O presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik, é um dos autores do livro Seguro, Logística e Infraestrutura – Brasil em crescimento (editora Almedina) *** O Conselho Regional de Administração (CRA-RJ) nomeou a administradora Fernanda Maria Spinelli Tauil Rodrigues para ser a representante oficial da instituição em Niterói. Ela substitui na função o atual presidente do CRA-RJ, que foi o representante anterior.