A Aspen utiliza os dados dos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência em nosso site. Esses cookies, bem como os dados dos formulários, tem como objetivo o uso interno para melhorar o desempenho do site e não serão, sobre hipótese alguma, divulgados publicamente.
Acesse aqui a nossa política de privacidade.

    Diário do Rio – Qualidade de vida, segurança dos pacientes e profissionais de saúde são focos para a Aspen Pharma

    Farmacêutica vem participando e atuando em encontros com profissionais de saúde em prol da melhoria do cuidado em saúde

    Imagem apenas ilustrativa de circulação de pessoas na Praça XV, no Centro do Rio – Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

    Atenta e preocupada com a segurança do paciente, a Aspen Pharma, empresa farmacêutica sul-africana que atua há 12 anos no Brasil, procura sempre participar dos maiores e mais conceituados eventos sobre o assunto, além de realizar grandes encontros com especialistas na área. Já são três anos fomentando a realização e comparecendo a palestras, fóruns, debates e simpósios. Em 2019 a empresa começou a trabalhar na campanha “Segurança do Paciente, nós nos preocupamos”. Ela surgiu como uma variação do slogan global “Healthcare, we care” e foi o marco do início da jornada em torno do tema. Desde então, funcionários da Aspen da equipe de marketing, área médica e o time de vendas de anestésicos estão engajados e participam de alguma forma destes projetos, aproveitando os congressos de anestesiologia e terapia intensiva para abordar o assunto em simpósios e ativações nos stands da marca.

    A empresa procura construir uma nova forma de relacionamento e posicionamento com as instituições de saúde, onde o objetivo maior é ser parceiro educacional e científico, além de apoiar o autocuidado dos profissionais. “Acreditamos que ações como estas marcam o firmamento do nosso compromisso com a melhoria contínua do cuidado. Milhões de dólares são gastos por ano, no Brasil e no mundo, devido às falhas nos hospitais. Além disso, a exaustão profissional leva a casos de burnout e depressão, bem comum a médicos e enfermeiros, por exemplo. E é este o impacto, tanto para a área de saúde, como para a sociedade de forma geral. Ter uma assistência à saúde mais segura é bom para todos, porque afinal, somos todos pacientes”, diz Clara de Mello Peixoto, da área de Marketing da Aspen.

    O primeiro evento específico do tema, que contou com a presença da Aspen Pharma foi o Fórum Latino-americano de Qualidade e Segurança. O evento internacional, organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein junto ao IHI (Institute for Healthcare Improvement), contou com a presença dos mais importantes decisores do sistema de saúde do Brasil. Na época, a presença da Aspen marcou ainda mais a preocupação e engajamento com a Segurança do Paciente. Desde então, a empresa já organizou o I Fórum Internacional para Segurança do Paciente, que aconteceu em setembro de 2020; o evento “Qual o seu compromisso?”, em agosto de 2021; e o II Fórum Internacional para Segurança do Paciente, em setembro de 2021. O Fórum, pensado para comemorar o dia 17 de setembro – Dia Mundial da Segurança do Paciente, em sua primeira edição conseguiu reunir nove sociedades parceiras, sem contar com nenhum apoio financeiro, além de 15 palestrantes nacionais e um internacional. No segundo ano (2021) o evento foi um sucesso ainda maior, contando com o apoio de 12 instituições, 33 palestrantes nacionais e cinco internacionais, tornando-se referência para comemoração da data a nível nacional.

    Em março deste ano, a Aspen realizou, em parceria com a American Delirium Society, o II Simpósio Latino-americano de Delirium, que reuniu 20 profissionais, de oito países, para abordar melhores práticas para conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento do Delirium, corroborando muito, de forma direta, para melhoria assistencial e segurança dos pacientes. Ainda para o primeiro semestre a Aspen participará presencialmente do COPA (Congresso Paulista de Anestesiologia) e da JONNA (Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia) e levará a abordagem sobre Segurança do Paciente e a importância do compromisso com o autocuidado.

    A gerente médica da Aspen Pharma, Drª Rosana de Deus Decotelli revela a importância da participação da empresa nesses encontros: “O Plano Global de Segurança do Paciente, da Organização Mundial da Saúde, lançado em 2021, descreve no seu guia os “Partners in Action”, ou seja, quem deve colocar a mão na massa. Esses parceiros são o governo, os serviços de saúde, a própria Organização Mundial de Saúde e os stakeholders, entre eles, a indústria. Um dos sete objetivos estratégicos do plano de ação da OMS versa sobre inspirar, educar, e proteger os trabalhadores de saúde para contribuir para o projeto e entrega de sistemas de cuidados seguros.  A Aspen, que já vinha trabalhando com segurança desde 2019, aceitou o chamado da OMS e vai continuar a lutar pela segurança dos pacientes. Esse é o nosso compromisso com a vida”, analisa. Ela ainda completa: “Queremos impactar com conteúdo, para que as equipes sejam cada vez mais capacitadas e os pacientes tenham melhores desfechos. Queremos fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas juntamente com os profissionais de saúde”.

    A Aspen Pharma, neste contexto, apoia diversos projetos de qualificação e educação continuada aos profissionais de saúde. Ano passado foi realizado junto ao IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente) um projeto de Mentoria em Segurança do Paciente voltado para profissionais de saúde de quatro hospitais (Copa Star, 9 de Julho, Oswaldo Cruz e São Camilo), além de cursos voltados a prevenção de erros de medicação com o ISMP (Instituto para Prática Segura no Uso de Medicamentos). Neste ano, a empresa está apoiando um Programa de Qualificação em Segurança do Paciente, também junto ao IBSP, convidando 150 profissionais de saúde para participar gratuitamente do programa e ganharem certificação.

    Link da notícia: https://diariodorio.com/qualidade-de-vida-seguranca-dos-pacientes-e-profissionais-de-saude-sao-focos-para-a-aspen-pharma/

Arquivos

>